Instituto Olímpico Brasileiro ultrapassa marca de 88 mil profissionais capacitados desde 2009
Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 25.955 capacitações

Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação e de Segurança do Comitê Olímpico do Brasil (COB), já soma mais de 88 mil profissionais capacitados desde a sua criação, em 2009. O número, registrado até o primeiro semestre de 2025, reforça o papel estratégico do IOB na formação e no desenvolvimento do esporte olímpico nacional.
Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram realizadas 25.955 capacitações, demonstrando um crescimento contínuo e sustentável. A evolução, ano após ano, reflete o impacto positivo dos programas oferecidos pelo Instituto, que tem como missão gerar e difundir conhecimento, além de promover um ambiente esportivo cada vez mais seguro e qualificado.
"Alcançar 88 mil profissionais capacitados é um orgulho enorme para toda a equipe IOB. Mais do que um número, celebramos vidas transformadas pelo conhecimento e reafirmamos nosso compromisso de seguir impactando e inspirando pessoas rumo aos 100 mil. Juntos, vamos ainda mais longe!", afirma Sebastian Pereira, gerente executivo de Educação, Fomento e infraestrutura.
Entre as iniciativas conduzidas pelo IOB estão a Academia Brasileira de Treinadores (ABT), o Programa de Gestores (PG), o Programa de Carreira do Atleta (PCA), os Projetos Especiais (PE) e o Programa Esporte Seguro (PES). Essas frentes abrangem desde a capacitação de treinadores e gestores até ações de prevenção e enfrentamento de violências e desvios de comportamento ético.
Com esse resultado, o IOB se consolida como referência em educação esportiva, contribuindo de forma significativa para o amadurecimento do esporte de alto rendimento no Brasil e aproximando-se da marca histórica de 100 mil profissionais capacitados.