Jogos da Juventude CAIXA 2026 serão em outubro, em Foz do Iguaçu
Expectativa é de que cerca de 5.000 jovens disputem modalidades individuais e coletivas entre os dias 19 de outubro a 3 de novembro

O Comitê Olímpico do Brasil divulgou oficialmente nesta quarta-feira (04), as datas dos Jogos da Juventude CAIXA 2026, que serão realizados de 19 de outubro a 3 de novembro. Pela primeira vez, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, irá sediar o evento que deverá reunir cerca de 5.000 jovens de 20 modalidades. O anúncio oficial da sede foi feito durante o Prêmio Brasil Olímpico, em dezembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Para o presidente do COB Marco La Porta, a competição representa o compromisso do Comitê com o desenvolvimento de jovens atletas.
"É com muito orgulho que o Comitê Olímpico do Brasil levará pela primeira vez os Jogos da Juventude para Foz do Iguaçu. Esta competição é um verdadeiro celeiro de talentos e representa todo nosso compromisso com o desenvolvimento e com a formação integral de jovens atletas. É onde oferecemos a eles estrutura de altíssimo rendimento para a melhor performance e onde mostramos que o Movimento Olímpico possui um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e esportivo, com um legado que vai além das competições. Será um sucesso mais uma vez”, disse La Porta.
“Sediar os Jogos da Juventude Nacional é motivo de orgulho para Foz do Iguaçu. O evento representa mais uma oportunidade de incentivar o esporte, valorizar os jovens e projetar a cidade no cenário nacional. Além do impacto social, os Jogos movimentam a economia, fortalecem o turismo e reafirmam a capacidade de Foz de receber grandes eventos”, General Silva e Luna, prefeito de Foz do Iguaçu.
Desde a edição de 2025, o remo virtual passou a integrar o programa da competição. Entre as 20 modalidades estão as individuais águas abertas, atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginástica artística, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia e wrestling, todos nos gêneros feminino e masculino - além da ginástica rítmica somente no gênero feminino. Já os esportes coletivos do programa são basquete, futsal, handebol e voleibol, todos com disputa de masculino e feminino.
“Com Foz do Iguaçu como sede dos Jogos da Juventude em 2026, o Paraná reafirma seu papel de destaque no cenário esportivo nacional. A escolha evidencia a combinação de infraestrutura, planejamento e políticas públicas voltadas à realização de grandes eventos, ao fortalecimento do esporte de base e ao desenvolvimento de jovens talentos em todo o Estado”, disse Helio Wirbiski, Secretário de Estado do Esporte do Paraná.
"Em 2025 tivemos a maior edição da competição, quando cerca de 4700 jovens estiveram nas 20 modalidades em Brasília. Por isso resolvemos manter o mesmo programa esportivo, com pequenos ajustes em alguns regulamentos em virtude do relatório técnico das confederações, ao mesmo tempo em que levamos agora os Jogos para o Sul do Brasil, mostrando mais uma forma de fortalecermos a nossa Nação Esportiva", afirma Manoela Penna, diretora dos Jogos da Juventude.
A data, os detalhes e regras de cada delegação, podem ser conferidas no Regulamento Geral dos Jogos da Juventude publicado no site do COB.
Nesta edição, as 20 modalidades vão estar divididas da seguinte forma:
20 a 22/10 - Atletismo, Judô, Remo virtual, Taekwondo, Tênis de Mesa e Triatlo
24 a 26/10 - Águas Abertas, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Wrestling
24 a 28/10 - Handebol e Voleibol
30/10 a 01/11 - Esgrima, Ginástica Artística, Natação e Tiro com Arco
30/10 a 03/11 - Basquete, Futsal e Vôlei de Praia












