Nota oficial - Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte
Kenji Saito deixará o cargo de diretor do COB no próximo dia 15 de janeiro
Foto: Alexandre Loureiro / COB
O diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico do Brasil, Kenji Saito, deixará o cargo no próximo dia 15 de janeiro. O gestor esteve à frente da diretoria desde 2022, posição que assumiu após atuar como gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo na sua chegada ao COB, em 2018.
Ao longo de sua trajetória na entidade, Kenji desempenhou um papel relevante na implementação de iniciativas e programas os quais fortaleceram o esporte olímpico nacional, com foco no desenvolvimento de atletas jovens e na promoção da igualdade de gênero no esporte. O gestor liderava as áreas de Desenvolvimento Esportivo, Esporte e Juventude, Mulher no Esporte, Solidariedade Olímpica, Saúde do Atleta, Ciência e Tecnologia Esportiva, Educação e Prevenção ao Doping, bem como o Centro de Treinamento do COB.
“Gostaria de expressar os meus agradecimentos ao Kenji Saito pelo trabalho excepcional realizado ao longo desses anos. A sua contribuição vai além das ações que ele coordenou diretamente e impactaram positivamente o desenvolvimento do esporte no Brasil. Sob sua gestão, criamos e consolidamos programas que farão a diferença a longo prazo, não só para os atletas, mas para todos que se dedicam ao esporte no nosso país. Desejo que ele continue tendo uma trajetória de sucesso”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.
Dentre as principais realizações, destacam-se a criação do Programa de Desenvolvimento Esportivo, com uma linha de investimento específica que valoriza os processos e as estratégias das Confederações voltados à formação de atletas jovens. Para impactar esse sistema, após a publicação do Modelo de Desenvolvimento Esportivo em 2022, foi implementado o Programa de Mentoria para as Confederações adaptarem o Caminho de Desenvolvimento de Atletas às suas modalidades e a formatarem iniciativas para o desenvolvimento de treinadores e treinadoras.
Outras iniciativas desenvolvidas foram o Programa Conexão Santiago e o Programa de Suporte a Atletas Jovens, que contribuíram para a transição de uma nova geração de atletas para as seleções nacionais adultas. Também foi lançado, em 2023, o PDEF (Programas de Desenvolvimento do Esporte Feminino), cujo objetivo é fortalecer as iniciativas das Confederações que buscam a igualdade de gênero no esporte.
Além disso, os Jogos da Juventude foi reestruturado, reforçando a parceria com os governos estaduais e Confederações, fortalecendo o evento como uma plataforma do COB para a implementação de ações de diversas áreas internas, como o Laboratório Olímpico, que lidera o Centro de Avaliação e Monitoramento e desde 2019 realiza o levantamento do perfil físico e motor dos atletas. Atualmente os Jogos são disputados em 18 modalidades olímpicas e reúnem a participação de mais de 4.100 atletas de todos os estados do Brasil.
“No decorrer dos últimos anos tive o privilégio de trabalhar em grandes entregas para o esporte olímpico, com programas e projetos inovadores, ao lado de uma equipe extremamente competente e comprometida. Buscamos sempre levar o esporte brasileiro a novos patamares, com um olhar atento para o desenvolvimento de jovens talentos e a promoção e maior inclusão no esporte. Agradeço a todos que estiveram ao meu lado nessa jornada, colaboradores do COB, atletas, treinadores, gestores, Confederações e, em especial, ao presidente Paulo Wanderley, que me deu a oportunidade e os desafios de realizar uma gestão na qual tenho muito orgulho”, finalizou Kenji Saito.