Retrospectiva 2024: Time Brasil ganha primeira medalha em Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno
Competição realizada de 19 de janeiro a 1º de fevereiro teve ainda outros grandes feitos no curling, skeleton, monobob e patinação velocidade-pista curta
Marina Ziehe/COB
Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon 2024 foram históricos para o Time Brasil, com feitos inéditos que consolidam o avanço do país nos esportes de gelo e neve. O destaque principal foi a medalha de bronze conquistada por Zion Bethonico no snowboard cross, a primeira medalha olímpica brasileira em esportes de inverno.
Zion, natural de Florianópolis, superou as dores na região do tronco depois de uma queda e mostrou grande talento para superar diversos atletas de países mais tradicionais na modalidade. “A melhor lembrança que eu tenho de Gangwon é depois da corrida que eu fiquei decepcionado, na verdade, por ter ficado em terceiro, olhei para a torcida e vi o time inteiro brasileiro, minha família gritando e sorrindo, todos felizes por mim. Naquela hora eu entendi que foi algo muito, muito, muito legal que eu consegui e fiz história. Espero que (a medalha) inspire mais jovens brasileiros a acreditarem nos esportes de inverno”, declarou o atleta.
O atleta revelou que pouca coisa mudou na rotina depois do grande feito. Ele segue treinando muito, competindo no circuito mundial, mas para Milão-Cortina a expectativa é que o irmão mais velho dele, Noah, que já esteve em Lausanne 2020, possa representar o Brasil.
“Acabei recebendo muitas mensagens de gente que eu não fazia ideia que me conhecia e achei legal, um gostinho da fama, mas, de verdade, nada mudou. Sigo na preparação, como sempre, treinando muito, mas a expectativa não é de competir nessa próxima Olimpíada. Vai ser o meu irmão que vai estar participando e também vai ser incrível de assistir e torcer por ele, como ele fez por mim em Gangwon”, completou.
A história escrita em Gangwon não parou por aí. A equipe mista de curling – formada por Pedro Ribeiro (Skip), 14 anos, Julia Gentile (Vice-skip), 15 anos, Guilherme Melo (Fourth), 15 anos, e Rafaela Ladeira (Lead), 17 anos - conquistou a primeira vitória do Brasil na modalidade em Jogos Olímpicos, derrotando a Alemanha por 6 a 4. Além da histórica vitória no curling depois de 15 jogos, o Brasil teve atletas entre os 10 melhores do mundo nas outras três modalidades que participou sobre superfície congelada. Luis Filipe Seixas foi o 10º na prova do monobob (versão do bobsled com apenas o piloto no trenó), e Eduardo Strapasson, no skeleton, também foi o 10º na prova masculina.
Lucas Koo também marcou o nome da história dos esportes de inverno do Brasil com a participação na patinação velocidade – pista curta. Foi a primeira vez em que o país esteve representado na modalidade em Jogos Olímpicos e o atleta conseguiu três semifinais e dois top-10, nos 1.000m e 500m, em três provas que disputou.
“A medalha do Zion é a coroação de um trabalho estruturado pelas confederações e pelo COB. Mas, além disso, os resultados em outras modalidades mostram que estamos ampliando nosso potencial competitivo”, destacou Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil.
O Brasil teve ainda outras marcas importantes nos esportes de neve. Júlia Reis estabeleceu a melhor colocação feminina nos Jogos de Inverno da Juventude nas provas de Sprint, com o 69º lugar, e Distance, com o 64º. O esqui alpino brasileiro voltou a ser representado depois de duas edições ausente e o Brasil estreou na prova de revezamento misto do esqui cross country e no snowboard halfpipe.
Gangwon 2024 também trouxe marcas importantes para o Time Brasil, que contou com 17 atletas em oito modalidades, estabelecendo um recorde histórico de participação. Foi a primeira vez que o Brasil competiu na patinação de velocidade-pista curta e no snowboard halfpipe.
Matheus Figueiredo, chefe da Missão Gangwon 2024, enfatizou o caráter transformador da experiência. “Esses Jogos motivam nossos jovens atletas a persistirem em suas carreiras. Muitos deles podem ser destaques em Milão-Cortina 2026”, comentou.
Gangwon 2024 foi a quarta participação brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, iniciada em Innsbruck 2012. O Brasil teve 41 diferentes atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, sendo 26 homens e 15 mulheres, em 8 modalidades: bobsled, biatlo, curling, esqui alpino, esqui cross country, patinação velocidade - pista curta, snowboard e skeleton.