Logo
participacao
Atenas2004
DATA DO EVENTO
13/08/2004 - 29/08/2004

|
CATEGORIA
circlesJogos Olímpicos de Verão
flags
40Modalidades
archer
Atletas
runners
runners
301Provas
couple
couple
201Países
Atletas
athletes
40Modalidades
countries
301Provas
test
201Países
modalities

Participação do Brasil

Atletas: 247 (125 homens e 122 mulheres)
Modalidades: 26 (atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo adestramento, hipismo CCE, hipismo saltos, judô, lutas, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia)
Medalhas: 10 (5 ouros, 2 pratas e 3 bronzes)
Porta bandeira na Cerimônia de Abertura: Torben Grael (vela)

Os Jogos Olímpicos Atenas 2004 foram o cenário ideal para que o esporte brasileiro registrasse o recorde de medalhas de ouro em uma só edição olímpica até então, além de uma evolução qualitativa em relação às participações anteriores. No total foram dez medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três de bronze. Pela primeira vez, o país terminou os Jogos entre os 20 primeiros do quadro de medalhas, ficando em 16º lugar.

A maratona, última prova a ser disputada na competição, gerou imagens inesquecíveis. Vanderlei Cordeiro de Lima ganhou o bronze mesmo depois de ser atrapalhado e derrubado por um invasor no momento em que liderava a prova. Meses depois, recebeu a medalha Pierre de Coubertin de mérito Olímpico, oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

No judô, o peso-leve Leandro Guilheiro manteve a tradição da modalidade nos Jogos e conquistou a primeira medalha do Brasil em Atenas, um bronze. A segunda do esporte nos Jogos, também de bronze, veio com o meio-médio Flávio Canto.

O velejador Robert Scheidt, da classe Laser, conquistou o ouro e tornou-se o segundo atleta brasileiro bicampeão olímpico. Ele igualou o feito de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo do atletismo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

Outros brasileiros também se consagraram como bicampeões olímpicos em Atenas: os velejadores Torben Grael e Marcelo Ferreira repetiram na classe Star o ouro de Atlanta, assim como Maurício e Giovane, da seleção de vôlei, que estiveram presentes na conquista de Barcelona. O time comandado por Bernardinho contava com feras como Giba, Ricardinho, Gustavo, Dante e Nalbert.

Torben Grael, aliás, saiu da Grécia como o maior atleta da história olímpica brasileira até então. Passou a ser o recordista isolado de medalhas, com cinco, e de participações (seis edições dos Jogos). Além disso, tornou-se o iatista com maior número de medalhas olímpicas em todo o mundo.

O vôlei de praia brasileiro ganhou a sexta e a sétima medalha desde que o esporte estreou nos Jogos, em 1996. No masculino, Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro e, no feminino, Adriana Behar e Shelda repetiram o feito de quatro anos antes e ficaram com a prata.

No hipismo, Rodrigo Pessoa, montando Baloubet du Rouet, ganhou a medalha de ouro na prova de saltos individual. Ele havia conquistado a prata, mas herdou a primeira posição após a desclassificação do irlandês Cian O'Connor por doping.

Jogos Olímpicos da Era Moderna pela 2ª vez na Grécia

Os primeiros Jogos Olímpicos do novo milênio voltaram a Atenas, seu berço de origem, comemorando a participação recorde de 201 nações. O destaque individual foi o nadador norte-americano Michael Phelps, que ganhou seis medalhas de ouro e duas de bronze, igualando o recorde, até então, do ginasta Aleksandr Dityatin. A alemã Birgit Fischer venceu duas provas na canoagem e passou a ser a primeira em todos os esportes a ganhar duas medalhas por edição em cinco Jogos Olímpicos (oito de ouro e quatro de prata).

Leontien Zijlaard-van Moorsel, da Holanda, tornou-se a primeira ciclista a conquistar quatro ouros na carreira, em um total de seis medalhas (mais uma prata e um bronze). No atletismo masculino, o marroquino Hicham El Guerrouj venceu os 1.500m e 5.000m e, no feminino, a britânica Kelly Holmes chegou à frente nos 800m e 1.500m.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS