Logo
participacao
Montreal1976
DATA DO EVENTO
17/07/1976 - 01/08/1976

|
CATEGORIA
circlesJogos Olímpicos de Verão
flags
40Modalidades
archer
Atletas
runners
runners
198Provas
couple
couple
92Países
Atletas
athletes
27Modalidades
countries
198Provas
test
92Países
modalities

Participação do Brasil

Atletas: 93 atletas (86 homens e sete mulheres) 
Modalidades: 12 (atletismo, boxe, esgrima, futebol, judô, levantamento de peso, natação, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo, vela e vôlei) 
Medalhas: 2 (2 bronzes)
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: João do Pulo (atletismo)

A delegação brasileira conseguiu duas medalhas de bronze em Montreal: uma no atletismo, outra na vela. A primeira delas veio com João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no salto triplo. A segunda foi conquistada pela dupla de velejadores Reinaldo Conrad e Peter Ficker, na classe Flying dutchmann.

Recordista mundial em 1975 com a marca de 17,89m, João do Pulo garantiu a classificação na sua série ao saltar 16,81m. Na final, alcançou 16,90m. Considerado um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, ele ainda conquistou o quarto lugar no salto em distância.

Nas piscinas, o nadador Djan Madruga conseguiu o quarto lugar em duas provas diferentes: nos 400m livre e nos 1.500m livre. No futebol, o país, então tricampeão do mundo, respeitou a regra de só inscrever jogadores amadores e ficou na quarta posição. 

Jogos Olímpicos pela primeira vez no Canadá

Os Jogos Olímpicos de Montreal tiveram a romena Nadia Comaneci como grande estrela. Com apenas 14 anos, a atleta encantou o mundo e garantiu a primeira nota 10 da história da ginástica artística. Ela ainda conquistou mais seis notas máximas e terminou os Jogos com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

A ginástica masculina também contou com um grande destaque: o japonês Shun Fujimoto. Seu país disputava acirradamente o título por equipes com a União Soviética, quando ele quebrou a perna durante a apresentação no solo. Fujimoto escondeu a gravidade da lesão, partiu para o exercício das argolas e recebeu a nota 9,7, fundamental para a conquista do ouro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS