Logo
participacao
Chicago1959
DATA DO EVENTO
27/08/1959 - 07/09/1959

|
CATEGORIA
circlesJogos Pan-Americanos
flags
40Modalidades
archer
Atletas
runners
runners
0Provas
couple
couple
25Países
Atletas
athletes
18Modalidades
countries
0Provas
test
25Países
modalities

Participação do Brasil

Atletas: 219 atletas (40 mulheres e 179 homens).
Medalhas: 22 (8 ouros, 8 pratas e 6 bronzes)
Modalidades: atletismo, basquete, beisebol, boxe, ciclismo, esgrima, natação, saltos ornamentais, polo aquático, futebol, ginástica, hipismo, levantamento de peso, pentatlo moderno, remo, tênis, tiro esportivo, vela e vôlei
 

Adhemar Ferreira Silva se tornou o primeiro brasileiro tricampeão do evento. Além do ouro de Adhemar, o Brasil conquistou mais oito medalhas douradas, sendo uma delas em campanha invicta da equipe feminina de vôlei. No basquete, o time masculino que terminou em terceiro tinha a base do que foi campeão mundial no Chile, no mesmo ano, e que conquistaria o segundo bronze olímpico do esporte, um ano depois: Carlos Domingos Massoni (Mosquito), Carmo de Souza (Rosa Branca), Edson Bispo dos Santos, Fernando Pereira de Freitas, Jathyr Eduardo Scall, Waldemar Blatskauskas, Waldir Geraldo Boccardo, Wlamir Marques e Zenny de Azevedo (Algodão).

Um ano depois de conquistar a sua primeira Copa do Mundo, na Suécia, o Brasil mandou pela primeira vez uma seleção de futebol ao Pan e ficou com a prata ao perder para a Argentina por causa do saldo de gols.

O Brasil ganhou medalhas em atletismo, basquete, boxe, ciclismo, futebol, hipismo, pentatlo moderno, polo aquático, remo, vela e vôlei. 

O dia do encerramento teve uma nota triste para o Brasil. O remador Ronaldo Duncan Arantes foi assassinado por criminosos. Nos Jogos, Ronaldo participara da prova do oito, em que o barco brasileiro terminou em quarto e último lugar.

Os Estados Unidos obtiveram em Chicago uma vitória avassaladora, com 115 medalhas de ouro, 69 de prata e 52 de bronze, totalizando 236 . O segundo colocado no quadro geral foi a Argentina, com 39.
 

A supremacia americana não se explica somente pela vantagem de jogar em casa. Os EUA contaram com alguns dos maiores atletas de sua história, como Al Oerter, que seria tetracampeão olímpico (1956, 1960, 1964 e 1968) do lançamento de disco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS