Logo
participacao
Cidade do México1975
DATA DO EVENTO
12/10/1975 - 25/10/1975

|
CATEGORIA
circlesJogos Pan-Americanos
flags
40Modalidades
archer
Atletas
runners
runners
0Provas
couple
couple
33Países
Atletas
athletes
19Modalidades
countries
0Provas
test
33Países
modalities

Participação do Brasil

Atletas: 216 atletas (58 mulheres e 158 homens)
Medalhas: 44 (8 ouros, 13 pratas e 23 bronzes)
Modalidades: 17 (atletismo, basquete, boxe, ciclismo, esgrima, natação, saltos ornamentais, futebol, ginástica artística, hipismo, judô, levantamento de peso, remo, tênis, tiro esportivo, vela e vôlei).
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Antônio Carlos Moreno (vôlei)

A seleção brasileira masculina de futebol saiu com a medalha de ouro e ainda aplicou a maior goleada da história dos Pans até então ao marcar 14 a 0 sobre a equipe da Nicarágua.

O velejadores Reinaldo Conrad e Buckhard Cordes, bronze na mesma Cidade do México, nos Jogos de 1968, e prata no Pan de Winnipeg, ganharam o ouro em 1975 na mesma classe Flying dutchman. Nos Jogos de Montreal, Reinaldo Conrad ainda conquistaria mais um bronze olímpico ao lado de Peter Ficker, também na flying dutchman.

O Brasil medalhou em atletismo, basquete, boxe, esgrima, futebol, hispimo, judô, levantamento de peso, natação, remo, tênis, tiro esportivo, vela e vôlei.

Por conta dos diversos problemas na indicação da sede dos Jogos de 1975, a Cidade do México só teve dez meses para organizar a competição. Mas, como havia recebido os Jogos Olímpicos 1968 e a Copa do Mundo 1970, o país aproveitou essa estrutura para realizar os Jogos.
 

Assim como em 1955, a altitude da Cidade do México foi o clima perfeito para a quebra de vários recordes. No atletismo, foram estabelecidas 21 novas marcas pan-americanas e um recorde mundial, este pelo saltador brasileiro João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no salto triplo. João do Pulo saltou 17,89m, 45 centímetros a mais do que a marca anterior, do soviético Victor Saneyev. O brasileiro ganhou também a medalha de ouro no salto em distância (com 8,19m) e, um ano depois, nos Jogos Olímpicos Montreal 1976, foi bronze no salto triplo.
 

A modalidade que registrou o maior número de novos recordes foi a natação: 27 novas marcas pan-americanas estabelecidas. 

Os Jogos de 1975 confirmaram também o surgimento de uma lenda do boxe. O cubano Teófilo Stevenson foi o vencedor na categoria peso-pesado. No Pan de 1971, Stevenson tinha ficado com o bronze e, nos Jogos de Munique, conquistou a primeira de suas três medalhas olímpicas de ouro.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS