Logo

Com mais de 15 mil alunos em 2024, IOB é referência na capacitação de profissionais do esporte olímpico naciona

Iniciativa promoveu 135 edições de cursos e realizou inúmeras ações educacionais ao longo do ano

Por Comitê Olímpico do Brasil

28 de dez, 2024 às 14:54 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Soraya Carvalho, gerente do IOB e safeguard officer do COB, falou sobre o Programa Esporte Seguro

Soraya Carvalho, gerente do IOB e safeguard officer do COB, falou sobre o Programa Esporte Seguro - Foto: Bruno Lorenzo/COB

Responsável pela área de educação e segurança do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) registrou a participação de mais de 15 mil alunos em 135 edições de cursos e ações realizadas em 2024. Ao longo do ano, a entidade também registrou um crescimento na atuação do Esporte Seguro, que se fez presente de forma ativa nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e nos Jogos da Juventude, em João Pessoa, eventos que, juntos, contaram com quase 6 mil pessoas ligadas direta ou indiretamente ao COB.

Considerado de extrema importância na formação dos profissionais que envolvem o esporte nacional, o IOB tem como principal objetivo a democratização do acesso ao conhecimento, promovendo formações profissionais de alto nível por meio de iniciativas de capacitação e desenvolvimento. 

Com mais de 15 anos de existência, o IOB registrou novidades em 2024, a começar pela realização do primeiro Fórum Nacional do Esporte Seguro. Com o intuito de fomentar boas práticas e unir todas as organizações esportivas, o projeto incluiu palestrantes internacionais, promoveu a conscientização sobre o tema e ajudou a identificar e discutir os desafios comuns que as organizações esportivas enfrentam em relação ao tema. 

Reunindo mais de 3 mil inscritos, o curso de Fundamentos do Treino Esportivo também chegou com o objetivo de capacitação e aperfeiçoamento por parte de treinadores e treinadoras, oferecendo materiais online e gratuitos. 

Outro ponto alto foi o lançamento do curso de Ginecologia no Esporte, idealizado pela Área da Mulher no Esporte e que teve como propósito a educação através do conhecimento a respeito do corpo feminino e as suas características. Fundamental para ajudar as atletas a compreenderem e lidarem de forma adequada com questões de saúde e performance, a iniciativa reafirma o compromisso do COB com a promoção da igualdade de gênero e amplia as iniciativas de equidade da entidade.

O investimento e a dedicação em torno do tema tem trazido ótimos resultados para o esporte olímpico brasileiro. Em Paris 2024, as atletas brasileirinhas tiveram o melhor desempenho da história em uma edição dos Jogos. A princípio, pelo fato de terem sido maioria na delegação do país pela primeira vez, mas também pelas medalhas que marcaram a campanha, como os ouros de Beatriz Souza, do judô, de Rebeca Andrade, na ginástica artística, e de Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia. 

“O IOB desenvolveu treinamentos e ações educacionais para diversos agentes que faziam parte da Missão Paris 2024, impactando diretamente no desenvolvimento de metodologias que pudessem trazer resultados a esses profissionais. Esses foram alguns de nossos projetos direcionados aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que colheram grandes frutos com a espetacular campanha apresentada”, afirma Soraya Carvalho, gerente do IOB.

Para os Jogos de Paris, o Instituto organizou o curso de Capacitação de Chefes de Equipe, voltado para os profissionais que estiveram presentes na capital francesa. O projeto foi estruturado a partir de uma programação composta por atividades que apresentaram reflexões sobre ações lideradas pelo COB.  

Além disso, o IOB também ficou responsável pelo Programa de Embaixadores de Paris 2024, cuja missão foi inspirar novas gerações de atletas através da troca de experiência com grandes nomes do esporte. Entre as personalidades de maior destaque estiveram presentes: Virna Dias, Mauricio Lima, Thiago Camilo, Vanderlei Cordeiro, Janeth Arcain e Natalia Falavigna. Todos participaram de cerimônias, competições, visitas à Vila Olímpica, à base do Time Brasil e à Casa Brasil, ações com comunidades, rodas de conversa e participação em podcasts. 

“Entendemos que o ano olímpico sempre traz um aumento do interesse do público pelo esporte, pelos atletas e pelo Movimento Olímpico. Esse é mais um fator relacionado ao crescimento pela busca dos nossos cursos de capacitação, que são abertos ao público com inscrições na página do COB. A página de cursos do IOB é uma das mais visitadas em nosso site. Neste ano, por exemplo, tivemos o nosso recorde de capacitação de profissionais na história do Instituto. Foram mais de 15 mil em 2024, totalizando mais de 50 mil capacitados desde o nosso lançamento, em 2009”, revela Soraya.

Expectativa de crescimento

Pensando em 2025, o Instituto Olímpico Brasileiro prevê uma temporada ainda melhor do que 2024. Recentemente, o COB anunciou um orçamento recorde de R$ 265 milhões para o próximo ano, montante que será distribuído entre vários departamentos, como o IOB. A verba impacta diretamente no aprimoramento dos serviços oferecidos pela entidade. 

“O investimento é um dos tópicos mais importantes, exatamente por proporcionar novas tecnologias e abrir portas para a maior qualidade do trabalho de desenvolvimento dos profissionais do IOB. É por meio dele que conseguimos fomentar o acesso à democratização das oportunidades de capacitação e segurança”, completa Soraya Carvalho.

Sobre o IOB

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é a Área de Educação e de Segurança do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o esporte olímpico. Lançado em 2009, o seu objetivo maior é gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento, assim como tornar o esporte um lugar seguro para todos.

Dessa forma, o IOB pretende contribuir de forma significativa para a preparação e o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento através de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, além de ações de prevenção e enfrentamento de violências e desvios de comportamento ético. O IOB atua por meio de setores como Academia Brasileira de Treinadores (ABT), Programa de Gestores (PG), Programa de Carreira do Atleta (PCA), o Projetos Especiais (PE) e Programa Esporte Seguro (PES).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS