Logo
COB

Comitê Olímpico do Brasil sediará o Secretariado do IWG e a Cúpula Global sobre Mulheres e Esporte

Após passar por processo internacional, COB foi escolhido para liderar as operações estratégicas da rede global ao longo dos próximos quatro anos

Por Comitê Olímpico do Brasil

16 de jan, 2026 às 11:00 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem o prazer de anunciar que foi selecionado como o próximo anfitrião do Secretariado do International Working Group (IWG) on Women & Sport para o quadriênio de 2026 a 2030. Esta é a primeira vez que o evento terá sede na América do Sul.  

 

Após um competitivo processo internacional de candidatura, o COB foi escolhido para liderar as operações estratégicas da rede global ao longo dos próximos quatro anos. Esse mandato culminará na realização da 10ª Cúpula Global do IWG sobre Mulheres e Esporte, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2030. 

 

Com base no legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e projetando a realização da primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA na América do Sul, em 2027, o Brasil está em uma posição única para potencializar a missão do IWG por meio desses grandes eventos esportivos. 

 

O COB será responsável por liderar as operações globais do IWG durante o ciclo 2026–2030, conduzindo a implementação do Plano Estratégico da organização e a gestão do IWG Insight Hub. O período também terá como foco o fortalecimento das parcerias com entidades como a ONU Mulheres e a UNESCO, promovendo a Declaração de Brighton + Helsinki, além da entrega da 10ª Cúpula Global do IWG no Rio de Janeiro, em julho de 2030. 

 

“Nos últimos quatro anos, construímos um legado duradouro de parcerias fortalecidas, aprendizado compartilhado e impulso global dentro do IWG, que temos orgulho de transmitir ao Brasil”, afirma Annamarie Phelps, presidente da Secretaria do IWG no Reino Unido e copresidente do Comitê Executivo Global. 

 

“A candidatura apresentada foi excepcional, demonstrando um profundo entendimento do cenário global das mulheres no esporte, além de uma visão estratégica clara para impulsionar a equidade em todo o continente americano. Estamos entusiasmados com a energia, a expertise e a paixão que a equipe brasileira trará para essa função, dando continuidade ao trabalho da Secretaria do Reino Unido para acelerar mudanças e garantir que o esporte seja um espaço onde todas as mulheres e meninas se sintam pertencentes”, conclui Annamarie. 

 

A Secretaria contará com a liderança de alto nível de Yane Marques, medalhista olímpica e vice-presidente do COB, que atuará como copresidente. 

 

“Essa parceria representa uma oportunidade estratégica para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ampliar o trabalho desenvolvido por meio da área Mulher no Esporte”, afirma Yane Marques. 

 

“A atuação do COB no IWG fortalece a troca de experiências em uma rede global que se consolida a partir dos fóruns realizados a cada quatro anos. Ao assumir a Secretaria do IWG até 2030, passamos a coordenar as ações globais da entidade, o que nos permite aprofundar de forma contínua o debate sobre equidade de gênero no esporte no Brasil e nas Américas”, finalizou Yane.  

 

O IWG é a maior rede mundial dedicada ao avanço da equidade e da igualdade de gênero no esporte e na atividade física. Como uma verdadeira “rede de redes”, conecta governos, agências globais e organizações esportivas para compartilhar conhecimentos e promover mudanças estruturais. 

 

O COB iniciará oficialmente seu mandato de quatro anos após a realização da 9ª Cúpula Global do IWG, programada para julho de 2026, em Birmingham, no Reino Unido. 

 

Sobre o IWG Women & Sport 

Fundado em Brighton, em 1994, o International Working Group (IWG) on Women & Sport é a maior rede mundial dedicada à promoção da igualdade de gênero no esporte e na atividade física, com a visão de que o esporte contribua para um mundo em que todas as mulheres e meninas prosperem. 

O IWG desenvolveu e é o guardião da Declaração de Brighton + Helsinki, já assinada por mais de 600 organizações esportivas comprometidas com seus princípios. 

A gestão diária do IWG é rotativa e muda de país a cada quatro anos. O Reino Unido assumiu a Secretaria em novembro de 2022, sucedendo a Nova Zelândia, com apoio do UK Sport, Sport England e da Sport and Recreation Alliance, em colaboração com o Women’s Sport Trust, Women in Sport e Women’s Sport Collective. O Reino Unido também sediará a 9ª Cúpula Global do IWG, em julho de 2026, em Birmingham. 

O IWG é uma organização sem fins lucrativos, financiada por meio de uma combinação de subsídios e fundos, doações, parcerias comerciais, ações de captação de recursos e contribuições voluntárias. 

www.iwgwomenandsport.org 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS