Comitê Olímpico do Brasil sediará o Secretariado do IWG e a Cúpula Global sobre Mulheres e Esporte
Após passar por processo internacional, COB foi escolhido para liderar as operações estratégicas da rede global ao longo dos próximos quatro anos

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem o prazer de anunciar que foi selecionado como o próximo anfitrião do Secretariado do International Working Group (IWG) on Women & Sport para o quadriênio de 2026 a 2030. Esta é a primeira vez que o evento terá sede na América do Sul.
Após um competitivo processo internacional de candidatura, o COB foi escolhido para liderar as operações estratégicas da rede global ao longo dos próximos quatro anos. Esse mandato culminará na realização da 10ª Cúpula Global do IWG sobre Mulheres e Esporte, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2030.
Com base no legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e projetando a realização da primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA na América do Sul, em 2027, o Brasil está em uma posição única para potencializar a missão do IWG por meio desses grandes eventos esportivos.
O COB será responsável por liderar as operações globais do IWG durante o ciclo 2026–2030, conduzindo a implementação do Plano Estratégico da organização e a gestão do IWG Insight Hub. O período também terá como foco o fortalecimento das parcerias com entidades como a ONU Mulheres e a UNESCO, promovendo a Declaração de Brighton + Helsinki, além da entrega da 10ª Cúpula Global do IWG no Rio de Janeiro, em julho de 2030.
“Nos últimos quatro anos, construímos um legado duradouro de parcerias fortalecidas, aprendizado compartilhado e impulso global dentro do IWG, que temos orgulho de transmitir ao Brasil”, afirma Annamarie Phelps, presidente da Secretaria do IWG no Reino Unido e copresidente do Comitê Executivo Global.
“A candidatura apresentada foi excepcional, demonstrando um profundo entendimento do cenário global das mulheres no esporte, além de uma visão estratégica clara para impulsionar a equidade em todo o continente americano. Estamos entusiasmados com a energia, a expertise e a paixão que a equipe brasileira trará para essa função, dando continuidade ao trabalho da Secretaria do Reino Unido para acelerar mudanças e garantir que o esporte seja um espaço onde todas as mulheres e meninas se sintam pertencentes”, conclui Annamarie.
A Secretaria contará com a liderança de alto nível de Yane Marques, medalhista olímpica e vice-presidente do COB, que atuará como copresidente.
“Essa parceria representa uma oportunidade estratégica para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) ampliar o trabalho desenvolvido por meio da área Mulher no Esporte”, afirma Yane Marques.
“A atuação do COB no IWG fortalece a troca de experiências em uma rede global que se consolida a partir dos fóruns realizados a cada quatro anos. Ao assumir a Secretaria do IWG até 2030, passamos a coordenar as ações globais da entidade, o que nos permite aprofundar de forma contínua o debate sobre equidade de gênero no esporte no Brasil e nas Américas”, finalizou Yane.
O IWG é a maior rede mundial dedicada ao avanço da equidade e da igualdade de gênero no esporte e na atividade física. Como uma verdadeira “rede de redes”, conecta governos, agências globais e organizações esportivas para compartilhar conhecimentos e promover mudanças estruturais.
O COB iniciará oficialmente seu mandato de quatro anos após a realização da 9ª Cúpula Global do IWG, programada para julho de 2026, em Birmingham, no Reino Unido.
Sobre o IWG Women & Sport
Fundado em Brighton, em 1994, o International Working Group (IWG) on Women & Sport é a maior rede mundial dedicada à promoção da igualdade de gênero no esporte e na atividade física, com a visão de que o esporte contribua para um mundo em que todas as mulheres e meninas prosperem.
O IWG desenvolveu e é o guardião da Declaração de Brighton + Helsinki, já assinada por mais de 600 organizações esportivas comprometidas com seus princípios.
A gestão diária do IWG é rotativa e muda de país a cada quatro anos. O Reino Unido assumiu a Secretaria em novembro de 2022, sucedendo a Nova Zelândia, com apoio do UK Sport, Sport England e da Sport and Recreation Alliance, em colaboração com o Women’s Sport Trust, Women in Sport e Women’s Sport Collective. O Reino Unido também sediará a 9ª Cúpula Global do IWG, em julho de 2026, em Birmingham.
O IWG é uma organização sem fins lucrativos, financiada por meio de uma combinação de subsídios e fundos, doações, parcerias comerciais, ações de captação de recursos e contribuições voluntárias.












