Logo
COB

Cultura e Valores Olímpicos: Floresta Olímpica e relatório da Rio 2016 são destaques da área em 2024

Departamento contou com diversas ações no ano, impactando milhares de pessoas dentro e fora do ambiente esportivo

Por Comitê Olímpico do Brasil

31 de dez, 2024 às 08:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Rayssa Leal e o Presidente Paulo Wanderley no lançamento da Floresta Olímpica. Foto: Marina Ziehe/COB

Rayssa Leal e o Presidente Paulo Wanderley no lançamento da Floresta Olímpica. Foto: Marina Ziehe/COB

O ano de 2024 foi marcante para a área de Cultura e Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil. Foram diversas as ações realizadas com impactos ligados ao passado, o presente e o futuro do país e do esporte olímpico em geral.

"Foi um ano de realizações diversas do departamento de Cultura e Valores Olímpicos. Começando pela área de Valores Olímpicos, o Transforma atuou a pleno vapor, e o Programa de Sustentabilidade ganhou força, especialmente com o lançamento da Floresta Olímpica do Brasil", disse Carolina Araújo, gerente da área.

"Os acervos de biblioteca e Memória Olímpica sendo cuidados e desenvolvidos com todo zelo e realizando exposições, tanto em eventos do COB como atendendo pedidos de nossos patrocinadores. Destaque para a carta escrita por Pierre de Coubertin que foi identificada em 2024 em nosso acervo. Já a área de publicações cumpriu grandes entregas, como os livros do Time Brasil em Santiago 2023 e em Paris 2024, o Almanaque Olímpico e o Relatório Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além dos demais atendimentos às demandas internas", completou.

LANÇAMENTO DA FLORESTA OLÍMPICA

Em uma ação inédita em seus mais de 100 anos de história, o COB viajou para o centro da Amazônia brasileira com o objetivo de impactar comunidades locais ambiental, social e economicamente.  

Assim, a entidade lançou o projeto Floresta Olímpica do Brasil nas cidades de Tefé e Alvarães, no estado do Amazonas, em ação que vai proporcionar o reflorestamento de cerca de 6,3 hectares de floresta em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

A iniciativa contou com o reforço da medalhista olímpica do skate Rayssa Leal, embaixadora de sustentabilidade do COB, que esteve presente na Amazônia para o lançamento do projeto, do qual é madrinha.  

ENTREGA DO RELATÓRIO DA RIO 2016

Em 2024, o COB também conseguiu finalizar um documento de fundamental importância na história olímpica: o relatório oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A cerimônia de entrega para o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, foi realizada em setembro, na Suíça.

A publicação conta com 642 páginas e 880 fotos, em um trabalho de cerca de um ano e meio. O documento reúne todos os resultados oficiais, informações detalhadas sobre a candidatura, organização e legado dos Jogos.

Vale ressaltar que a produção do relatório era responsabilidade do Comitê Organizador da Rio 2016, mas passou para o COB após acordo com o COI.

CARTA HISTÓRICA NO ACERVO

Preservar a memória do esporte olímpico é uma das responsabilidades do COB. E neste ano, a entidade encontrou em seu acervo um objeto raríssimo nesse sentido: uma carta escrita à mão pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador do COI, de 1931.

Na mensagem, ele pede desculpas ao jornalista e medalhista olímpico Frantz Reichel por não conseguir participar de uma entrevista que haviam combinado.

A carta segue guardada no acervo do COB com todos os devidos cuidados para ter sua originalidade preservada o máximo possível.

PUBLICAÇÃO DE LIVROS OFICIAIS

Também neste ano, a área de Cultura e Valores Olímpicos foi a responsável pela confecção e publicação de dois livros importantes para o esporte olímpico brasileiro: os livros oficiais que registram as participações do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e Jogos Olímpicos Paris 2024.

AÇÕES DO TRANSFORMA

O já consolidado Transforma, programa do COB de promoção dos valores olímpicos, teve mais um ano impactando a vida de milhares de alunos e professores por todo o Brasil. Em 2024, ele passou por diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

Ginga no Transforma
Milhares de crianças participaram as ações do Transforma. Foto: Beto Noval/COB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS