Primeiras delegações chegam para a disputa dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
Na abertura do Centro de Convivência, atletas almoçam no restaurante oficial e participam de ativações promovidas pelo Comitê Organizador

Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
A terça-feira, dia 09 de setembro, marcou a chegada das primeiras delegações participantes dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Distrito Federal. No Centro de Convivência – localizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – os muitos jovens que adentraram o espaço não contiveram a emoção. Na abertura oficial do “Coração dos Jogos” – como é carinhosamente conhecido o Centro de Convivência –, os atletas se encantaram com o que viram e já começaram a sentir a atmosfera do maior evento multiesportivo do país voltado para jovens atletas de até 17 anos, organizados há mais de 20 anos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“Não consigo explicar direito o que estou sentindo. Entrar e dar logo de cara com parte da história olímpica do nosso país, é bem emocionante”, contou Ayla Rayane, de 17 anos, que vai competir no atletismo representando o estado da Bahia, ao se deparar com a exposição de objetos usados por atletas brasileiros em Jogos Olímpicos. “O que mais me encantou foi esse”, disse Ayla, apontando para o collant usado por Jade Barbosa, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As primeiras delegações que aterrissaram em Brasília foram as dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Elas desembarcaram – assim como as delegações dos demais estados federativos ao longo do dia – para as disputas das modalidades que fazem parte da primeira onda do programa dos Jogos da Juventude, que são: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco.
O Centro de Convivência abriga todas as ativações extracompetição, como o restaurante com capacidade para servir 800 refeições simultaneamente, salas de trabalho do Comitê Organizador e uma instalação esportiva. O local também será palco da Cerimônia de Abertura e abrigará ativações dos patrocinadores como CAIXA, Neoenergia, Vale, Mormaii e Max Recovery, e exposição de Memorabília Olímpica, experimentação esportiva (de escalada e rúgbi), apresentações teatrais, Programa Transforma e presença da mascote Bamba.