COB amplia presença feminina em Assunção 2025
Na primeira missão do ciclo, número total de mulheres nas equipes técnicas cresce 69,6% em relação a Cali 2021

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) registrou um avanço expressivo na presença feminina em suas equipes técnicas nos Jogos Pan-americanos Júnior de Assunção 2025. O número de profissionais mulheres cresceu 69,6% em relação à edição de Cali 2021, passando de 23 para 39. Na primeira missão do ciclo LA28, houve também um crescimento no número de chefes de equipe mulheres, que subiu de seis para 12, representando alta de 100%.
Outro destaque importante foi em relação ao número das treinadoras, que praticamente dobraram de participação: de 11 para 21, um aumento de 90,9%. Entre elas, dez foram diretamente beneficiadas por programas de formação do COB, como o MIRA Treinadoras e o Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino (PDEF).
"Esse aumento expressivo da participação feminina na Delegação Brasileira em Assunção 2025 é um marco importante para o trabalho do COB, especialmente da área da Mulher no Esporte, pois reafirma o nosso compromisso e das confederações na promoção de ações de equidade de gênero no ambiente esportivo e consolidando a diversidade como pilar fundamental do esporte olímpico nacional", afirma Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB.
Em números gerais, incluindo equipe COB, a participação feminina também cresceu. Em Cali, eram 138 profissionais homens para 66 mulheres, enquanto em Assunção tivemos 124 homens para 103 mulheres.
Os resultados refletem o impacto das ações institucionais do COB, que incluem a política de equidade de gênero recomendada pelo Comitê Olímpico Internacional, a Comissão Mulher no Esporte, o Fórum Mulher no Esporte e a resolução RES-JOI-001, que estabelece recomendações sobre a participação de mulheres oficiais em jogos internacionais. Essas e outras medidas estão voltadas para ampliar oportunidades e representatividade feminina no esporte olímpico.
Com esses avanços, o COB reforça seu compromisso de integrar cada vez mais mulheres ao movimento esportivo, consolidando a diversidade como um dos pilares de excelência do Time Brasil.