Yane Marques e Emanuel Rego assinam Muro Olímpico na sede do COI e marcam a nova era de gestão do COB
Comitiva liderada pelo presidente Marco La Porta é recebida pela presidente Kirsty Coventry e tem agenda intensa de encontros em Lausanne, na Suíça

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou uma série de encontros e reuniões na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça. A comitiva do COB foi composta pelo presidente, Marco La Porta; a vice-presidente, Yane Marques; o diretor-geral, Emanuel Rego; e a diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos, Manoela Penna. Organizada nos dias 29 e 30 de outubro, a agenda teve como objetivo a apresentação da nova diretoria do COB ao COI e o alinhamento das diretrizes estratégicas para o próximo ciclo olímpico. Na ocasião, Yane e Emanuel assinaram o Muro Olímpico e foram homenageados pelo COI pelas medalhas olímpicas conquistadas na carreira de atletas.
 
"O encontro foi extremamente produtivo e gratificante. Tive a oportunidade de apresentar à Presidente Kirsty Coventry um panorama do trabalho que vem sendo realizado pelo COB e, em um momento de grande conexão pessoal, compartilhamos experiências sobre os desafios e as recompensas de conciliar as responsabilidades da maternidade com a gestão de alto nível. Foi um diálogo muito construtivo”, disse Yane Marques, medalhista olímpica de bronze em Londres 2012. “Posteriormente, a cerimônia de assinatura do Muro Olímpico representou um marco. Poder eternizar minha trajetória e meu nome naquele espaço, ao lado de tantos indivíduos que dedicaram suas vidas ao esporte, foi uma experiência inesquecível e um imenso privilégio. Sinto-me honrada em carimbar minha história nesse símbolo que celebra a memória coletiva do movimento olímpico”, completou.
 
“Este foi mais um momento marcante na minha carreira olímpica. Lembrei do meu sonho de ser atleta olímpico, aos 11 anos, assistindo os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, em que a Seleção Brasileira de vôlei conquistou a medalha de prata. Hoje, 41 anos depois, recebo uma homenagem direta do COI pelos meus resultados olímpicos. Foi muito emocionante”, afirmou Emanuel Rego, medalhista olímpico de ouro em Atenas 2004, prata em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008.
 
Visita da comitiva brasileira
A comitiva brasileira foi recebida pela presidente do COI, Kirsty Coventry, na manhã da quarta, dia 29, com a apresentação de alguns projetos do COI que envolvem sustentabilidade, equidade de gênero, comunicação, governança e desenvolvimento do esporte.
 
“Tivemos a honra de sermos recebidos pela presidente do COI para uma reunião muito agradável e positiva. Nós conversamos sobre as iniciativas do COI para este ciclo olímpico e apresentamos o trabalho que está sendo realizado pelo COB com o esporte brasileiro. Estamos felizes com esse encontro que tinha o principal objetivo de entender a estratégia do COI para seguir trabalhando cada vez mais alinhados com eles”, disse o presidente do COB, Marco La Porta.
 
Dentre os projetos apresentados pelo COB estão o Programa Olímpico de Patrocínio, Comissão de Comitês Nacionais, o Programa Mulher no Esporte, e a celebração dos dois anos do projeto Floresta Olímpica. Além desses, a comitiva apresentou programas dedicados à proteção e saúde dos atletas, como o Esporte Seguro e o lançamento mais recente do Nação Esportiva.
 
Já nesta quinta, dia 30, o COI apresentou as novas diretrizes dos programas de apoio financeiro aos atletas e o COB mostrou um balanço da atuação da Comissão de Atletas da entidade. Por fim, foram apresentados projetos de patrocínio e mídia, como a Time Brasil Media House, a inauguração da inédita Casa Brasil para Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina, Corrida Time Brasil e as novas frentes de atuação com plataformas digitais.
 
"Finalizamos dois dias riquíssimos de reuniões no COI, em que o COB se fez apresentar de forma sólida, elegante e proativa. Tivemos contato com lideranças de todas as áreas estratégicas e pudemos nos colocar à disposição do COI de maneira muito contundente ao dar visibilidade ao consistente trabalho que o COB vem desenvolvendo em todas as frentes fundamentais da Agenda Olímpica internacional", completou Manoela Penna.











