Maria Eduarda Alexandre é a Atleta Revelação do Prêmio Brasil Olímpico 2023
Talento de 16 anos da ginástica rítmica conquistou quatro medalhas no Pan de Santiago e chegou a duas finais de Copas do Mundo
A jovem ginasta Maria Eduarda Alexandre foi eleita a Atleta Revelação do Prêmio Brasil Olímpico 2023, nesta sexta, dia 15. Logo em seu primeiro ano como profissional, a paranaense de 16 anos brilhou. Ela conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nos Jogos Pan-americanos de Santiago. Cria dos Jogos da Juventude, ela ainda impressionou ao marcar presença em finais de etapas de Copa do Mundo. Em Baku, no Azerbaijão, por exemplo, ficou em quinto lugar no arco.
“Não sabia nem como reagir. Fiquei nervosa, tremendo, quando subi no palco, mas muito feliz. É a primeira conquista de muitas. Esse prêmio é muito importante para eu perceber que todo trabalho duro está dando muitos resultados bons. Pretendo fazer um próximo ano muito bom, dando o meu melhor em todas as competições. Pretendo subir em muito pódios internacionais, quero estar sempre no topo. Vem muita coisa por aí ainda”, projetou a revelação do ano.
Maria Eduarda já havia chamado a atenção em 2021, quando foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Pan-americanos Jr. de Cali. Dali, passou a fazer parte do Conexão Santiago, programa do COB para potencializar o suporte aos campeões de Cali que conquistaram suas vagas para os Jogos Pan-americanos de Santiago. Em 2022, representando o Paraná, dominou o pódio nos Jogos da Juventude, em Aracaju (SE).
O ano de 2023 marcou sua entrada oficial na categoria Adulta. Seus resultados individuais chegam no momento de maior ascensão da ginástica artística na história. Sua maior inspiração é Barbara Domingos, que foi eleita a melhor da modalidade no Prêmio Brasil Olímpico e já está classificada para Paris 2024. Ela também exaltou o grande momento da ginástica brasileira como um todo, que teve Rebeca Andrade e Flavia Saraiva conquistando troféus no PBO 2023.
“A ginástica do Brasil vem crescendo a cada ano e ver todo mundo crescendo junto, alavanca a ginástica rítmica. Sei que esse sentimento não é só meu, é de todas as pessoas que a ginástica do Brasil. É extremamente especial e importante”, celebrou.