Logo
Milão-Cortina

Em demonstração de espírito olímpico, Bruna Moura cumprimenta todas as atletas que cruzam a linha de chegada

Brasileira disputou nesta quinta-feira, 12, a prova de 10km do esqui cross country

Por Comitê Olímpico do Brasil

12 de fev, 2026 às 15:30 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Anne-Christine/Getty Images

As esquiadoras brasileiras Bruna Moura e Eduarda Ribera voltaram à pista de Tesero nesta quinta-feira, 12, para representar o Brasil na prova dos 10km do esqui cross-country estilo livre nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina. Bruna Moura superou as dificuldades físicas e concluiu a prova na 99ª colocação entre 109 atletas, com o tempo de 30min56s09. Após cruzar a linha de chegada, Bruna fez questão de esperar para cumprimentar e celebrar com cada atleta que veio em seguida.

 

“Quando eu terminei, tentei deixar as pernas descansarem um pouco enquanto esperava as minhas amigas, que também estavam para terminar. No final, as três medalhistas olímpicas estavam ali com a gente. Foi muito especial para mim, essa foi a medalha de ouro da competição”, concluiu.

 

Com dores e dificuldades nas pernas, ela celebrou a oportunidade de participar de mais uma prova nos Jogos Olímpicos.

 

“As pernas foram o meu maior desafio. Não consegui fazer uma ótima performance, porque eu precisei frear praticamente em todas as decidas, principalmente na segunda parte da prova, para tentar controlar as pernas nas curvas. Não foi a performance da minha vida, mas foi com certeza um dos melhores dias da minha vida. Apesar de todos os obstáculos, eu consegui entregar o meu melhor”, disse Bruna.  

 

GettyImages-2260836481.jpg.jpeg
Foto: Alex Slitz/Getty Images 

 

A atleta tinha o objetivo de superar o acidente de carro que a tirou dos Jogos de Pequim 2022 e concluir as provas que disputa em Milão-Cortina 2026. Para ela, o esforço físico e psicológico no ciclo olímpico foi coroado com a classificação para os Jogos deste ano.

 

“Mesmo com essa dificuldade, eu optei por continuar a temporada e deu certo. Eu consegui a vaga olímpica e estou aqui", comemorou Bruna, que se emocionou ao encontrar colegas de modalidade e celebrar a conquista das medalhistas da prova.

Duda Ribera teve um mal-estar e precisou abandonar a disputa na altura dos 5km. A atleta passa bem e irá disputar o sprint por equipes no próximo dia 18, com Bruna Moura.


Confira a nota da Confederação Brasileira de Desportos na Neve:

Nota à imprensa: após mal-estar durante prova de 10km, Duda Ribera passa por exames e está bem

Nesta quinta-feira (12/02), a brasileira Eduarda Ribera não completou os 10km do Ski Cross-Country nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 devido a um desconforto em uma das subidas da prova.

Duda sentiu-se mal durante o percurso e precisou ser socorrida pela organização. Encaminhada a um hospital, realizou exames, que descartaram qualquer sinal de gravidade. O diagnóstico foi de que o mal-estar teria sido causado por hiperventilação durante esforço.

Após as provas Sprint e Distance, Duda volta a competir nos Jogos Olímpicos de MIlano-Cortina 2026 na próxima quarta-feira (18/02) na prova Sprint por equipes.

 

O que vem por aí

Ainda no esqui cross-country, Manex Silva volta a competir nesta sexta-feira, 13, na prova de 10km livre. No mesmo dia, Nicole Silveira estreia no skeleton em Cortina D’Ampezzo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS