Manex Silva completa 10km livre no esqui cross country entre os 100 primeiros em Milão-Cortina 2026
Três dias após ser 48º no sprint clássico, esquiador acreano termina prova na 97ª posição

Alex Pantling/Getty Images
Manex Silva está entre os 100 melhores esquiadores do mundo nos 10km cross country estilo livre de Milão-Cortina 2026. Nesta sexta-feira, 13, o esquiador acreano de 23 anos foi o 103º a largar e terminou o percurso na 97ª colocação com o tempo de 26min51s no Centro de Esqui Cross-Country, em Tesero.
Com 242.81 pontos FIS, ele superou seu desempenho de quatro anos atrás, nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Isso três dias após terminar em 48º lugar no sprint clássico, o melhor resultado do esqui cross-country brasileiro em provas individuais na história dos Jogos Olímpicos.
"O Brasil é um país muito grande e eu recebo um apoio muito grande dos brasileiros. É verdade que até agora nos esportes de inverno não tivemos muita história, é um país sem neve. Mas nesses últimos anos o Time Brasil tá pegando muito força em disciplinas de neve e eu me sinto muito feliz por representar o Brasil", afirmou Manex.
Filho mãe brasileira e pai espanhol, nascido no Acre e morando no País Basco, na Espanha, Manex participa de sua segunda edição de Jogos Olímpicos. participou de sua segunda edição de Olimpíadas de Inverno, quando disputou quatro provas e chegou em 71º lugar no sprint.
O Time Brasil volta a competir no esqui cross country no próximo dia 18. Bruna Moura e Eduarda Ribera estarão na disputa de sprint por equipes.
Milão-Cortina 2026 é a 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que e serão realizados de 06 a 22 de fevereiro reunindo mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos em 16 modalidades de neve e gelo. É a terceira vez que a Itália recebe a competição, depois de Cortina d’Ampezzo 1956 e Turim 2006. Esta será a 10ª edição seguida com participação brasileira e a que terá o maior número de atletas do Time Brasil na história: ao todo, 14 atletas, além de um reserva, representarão o país.
Ao longo da história, até Pequim 2022, 40 atletas (27 homens e 13 mulheres) representaram o Brasil na competição, em nove modalidades diferentes. O melhor resultado do país até o momento é o 9º lugar de Isabel Clark, no snowboard cross, justamente em Turim 2006. No gelo, o melhor resultado é o 13º lugar de Nicole Silveira no skeleton em Pequim 2022. O esqui alpino é a única modalidade que o Brasil esteve representado em todos os Jogos Olímpicos de Inverno em que participou.












